Quebra na safra de soja, na região, é maior do que o esperado

  • 12 de maio de 2023
safra-soja

Com 60% da área de soja com a colheita realizada na região da Coopatrigo, a quebra na safra se revela maior do que o estimado. De acordo com o agrônomo Bento Jacó Büttenbender, chefe do departamento técnico da Coopatrigo, esperava-se uma colheita de 12 sacos por hectare, mas verifica-se que esse índice está dentro de uma expectativa de 9 a 10 sacos. A colheita da safra deve encerrar até o dia 10 de maio. Já na “safrinha”, plantada entre o final de janeiro e início de fevereiro, a colheita só ocorrerá no final de maio. Esse plantio é feito, em sua maioria, em áreas irrigadas, mas o resultado ficará aquém do previsto porque faltou água para o sistema ser acionado. Mesmo assim, o resultado será melhor do que o obtido nas lavouras do sequeiro, informou o agrônomo Bento Jacó Büttenbender.

Lavouras de inverno – O chefe do departamento técnico da Coopatrigo informou que produtores proativos, em busca de novas alternativas, já iniciaram o plantio da canola, para colher no final de setembro e primeira quinzena de outubro, quando então farão o plantio de milho, neste caso em áreas irrigadas. A esse respeito, Bento Büttenbender disse que aumentou bastante a área de lavouras irrigadas na região da Coopatrigo e um levantamento será feito em maio para se conhecer efetivamente a grandeza atual desse avanço no plantio irrigado. O aumento na área de canola, nessa safra, é de 20% em relação ao ano passado, passando de 10.500 hectares para 13 mil.

Em relação ao trigo, os produtores já cuidam do manejo da área de plantio e tomam providências para disponibilização dos insumos necessário. O plantio deve iniciar na segunda quinzena de maio, se estendendo por todo o mês de junho. O aumento na área é de 5% a 7% em relação ao ano passado, de 15 mil para 17 mil hectares, na região da Coopatrigo.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…