Região das Missões se mobiliza durante Fórum pela Vida

  • 10 de maio de 2024
IMG_9314

Pela Vida estiveram unidas centenas de pessoas do Noroeste gaúcho, que reforçaram vínculos comunitários, compartilharam conhecimento e solidariedade. O Fórum pela Vida nas Missões, realizado nesta quinta-feira (09/05), foi diferente neste ano. A solidariedade e a união entre as pessoas tiveram ainda mais força, diante do momento difícil decorrente das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul.

Uma corrente do bem e de esperança foi formada para que se revertesse em vida, em força, em sabedoria. Em cada reencontro, entendeu-se a importância do convívio social, da palavra de apoio, dos vínculos comunitários e afetivos. O Parque de Exposições de Cerro Largo foi o lugar onde o abraço se tornou abrigo e as mãos unidas coletaram donativos para enviar às famílias atingidas pelas enchentes.

Foi também pela vida de cada uma das centenas de pessoas que estiveram no evento, que foram compartilhadas orientações sobre promoção da saúde em diferentes âmbitos: mental, física, espiritual, social. Para isso, se contou na programação com oficinas sobre a relação de alimentação e saúde, com a chef de Cozinha Regina Martins, e sobre plantas medicinais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Doriana Miotto. A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente e oportunizou a vacinação contra a gripe, assim como atividades físicas foram estimuladas com a presença de uma educadora física. O sentido da vida foi abordado nas palestras dos padres Marcos Pialozzo e Ezequiel Dal Pozzo.

Ao resgatar a história do Fórum pela Vida na região, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz lembrou da proposta central desde o primeiro encontro, de resgatar e valorizar o conhecimento popular em relação às plantas e de ações de bem-estar social e promoção da saúde. Propósito que se confirmou mais uma vez na programação realizada neste dia 9 de maio.

Entre as atrações permanentes estiveram Mostra de Plantas Bioativas para uso de humanos e sanidade animal, assim como Feira de produtos coloniais, artesanato e plantas e participação da Pastoral da Saúde.

Os participantes tiveram a oportunidade de levar para casa sementes e mudas de plantas bioativas, distribuídos em parceria com Clubes de Mães, Banrisul e Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Ângelo.

A 9ª edição do Fórum pela Vida nas Missões foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e Prefeitura de Cerro Largo, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Comercial e Industrial (ACI), Banrisul, Paróquia Sagrada Família de Nazaré, Pastoral da Saúde e Clube de Mães.

O próximo município-sede do evento, nas Missões, será Rolador, em 2025.

(Fonte: Emater/Ascar)

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…