Reunião do Comude define as demandas locais para a Consulta Popular 2023

  • 24 de outubro de 2023

Na segunda-feira, 23, foi realizada a Assembleia do Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude de São luiz Gonzaga. A assembleia municipal, que ocorreu em todas as cidades até 26 de outubro, visa a escolha das cinco demandas locais que serão votadas na Assembleia Regional do Corede Missões que ocorre hoje, 27 de outubro, em Santo Ângelo.

Segundo a presidente do Comude, Daniele Pizutti, as demandas discutidas e definidas para serem apresentadas nesta sexta-feira em Santo Ângelo foram:

Agricultura – Manutenção e Melhoria da Infraestrutura no meio rural;

Assistência Social – Criação de Centro diurno à pessoa idosa para inclusão digital e social;

Inovação, Ciência e Tecnologia – Desenvolvimento de Brinquedos Científicos;

Esporte e Lazer – Formação de atletas Incentivo e criação de escolinhas municipais de futebol;

Turismo – Sinalização Turística dentro do projeto Rota Missões;

Os delegados que irão representar as demandas de São Luiz Gonzaga na Assembleia Geral do Corede Missões são: Jacke Saratt, Vitor Hugo Nascimento e Luciana Zalewski. As cinco demandas mais votadas serão as escolhidas para a região de abrangência das Missões. Conforme a presidente do Comude, para 2023 o valor destinado para o Rio Grande do Sul será de R$ 55 milhões e, para a região das Missões, o valor é de R$ 2.042.857,14. Para ter acesso a esse recurso, o Corede Missões deverá atingir no mínimo 2% dos votos.

A votação das demandas da Consulta Popular 2023 ocorre de 27 de novembro a 1º de outubro, somente de forma virtual. Para votar, o cidadão precisa do título de eleitor. A votação online ocorre no portal http://www.consultapopular.rs.gov.br , quando o cidadão vota em apenas um projeto. Ao final da Consulta Popular serão eleitas as três demandas mais votadas, sendo uma, obrigatoriamente, da área social.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…