Riscos presumidos

  • 19 de abril de 2024

Tanto lá, como cá.

Gestações antes dos 18 anos ou mais de 35 anos são consideradas pré-riscos, para um desfecho não desejável.

Atualmente, veem-se mulheres com um bom desempenho intelectual, postergando a gestação. Os valores estão se invertendo. Primeiro, a carreira, casa própria, condições financeiras favoráveis, e, após, ter um filho. Até parece filho ser planejamento secundário.

Debateu-se muito a gestação na adolescência. Com as relações sexuais mais precoces, fatalmente um ‘descuido’ acontece.  Prenuncia-se um bom desempenho dos ovários! Contudo, riscos de obesidade, anemia, hipertensão, pré-eclâmpsia, ou mesmo eclâmpsia, são encontrados mais nesta fase, juntamente com as pacientes de idade avançada para gestar. Adolescentes que realizam um bom pré-natal, e, OBEDECEM, as recomendações, os riscos são bem menores. Às vezes, tem-se que educar as mães das adolescentes, para deixa-las assumir suas gestações, dando-lhes apoio, mas não ‘comandando’ todas as suas ações. Estatisticamente, comprova-se aumento de pré-eclâmpsia nas adolescentes e mulheres acima dos 35 anos.

O Pré-natal é considerado com regular desempenho acima de seis consultas. Acrescenta-se, porém, que nas últimas semanas as consultas são realizadas de quinze em quinze dias de 32 a 34, 34 a 36 semanas; após aconselha-se que sejam semanais.

O pré-natal não é medido pela quantidade de ultrassom. Preconiza-se o primeiro após 4-6 semanas para ver a data provável do parto, se o embrião está presente e, ainda, gestação gemelar; após pode ser solicitado a translucência  nucal de 11 a 13 semanas; o ultrassom morfológico, onde se vê todos os órgãos é solicitado de 22 a 24 semanas. Em gestação fora de risco termina-se a coleção de ultrassonografia.

Exames de sangue e urina são solicitados no início da gestação e com 28 semanas em gestações normais.

Ainda, manter vacinas em dia.

Viver a gestação com otimismo, curtindo a chegada do filho, alimentando-se convenientemente, caminhadas, sorrindo e… Comparecer às consultas marcadas e seguir as orientações médicas e de enfermagem.

Com um bom pré-natal, captam-se os riscos que poderão ocorrer.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…