Rotary no mundo

  • 1 de março de 2024
unnamed (3)

No último dia 23, o Rotary International completou  119 anos! No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club. O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.

Quando o Rotary Club de Chicago publicou sua lista de associados (foto), em outubro de 1905, o clube tinha chegado a 21 integrantes, incluindo dois associados honorários.

O Rotary hoje é uma rede global que vê um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para criar mudanças duradouras. Da alfabetização à paz e água, meio ambiente e saúde, juntos, nós trabalhamos para melhorar nosso mundo.

 

Rotary em São Luiz Gonzaga

Em São Luiz Gonzaga, o Rotary surgiu no ano de 1969. Com reuniões na sede da Casa da Amizade, na rua Rua. Sepe Tiaraju, 1438 no bairro da Gruta. O clube se destaca pelos serviços prestados para a comunidade por inúmeros projetos ao longo dos anos.

 

Rotaract no mundo

O ano é 1968. Um muro divide a Berlim Oriental da Ocidental enquanto a Guerra Fria se alastra. Os EUA e a União Soviética travam uma corrida espacial, e a Apollo 8 torna-se a primeira nave tripulada a orbitar a lua, enviando fotos da Terra do espaço sideral.

Os rotarianos da Carolina do Norte, EUA, fundam o primeiro Rotaract Club para proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho voluntário. Após mais de meio século desde que os primeiros Rotaract Clubs começaram a inspirar jovens líderes a entrarem em ação para ajudar suas comunidades. O mundo mudou, assim como a forma de os rotaractianos se conectarem. Mas os valores do programa, e o que atrai as pessoas a ele, permanecem os mesmos.

Rotaract em São Luiz Gonzaga

Em 6 de março de 2015, o Rotaract Club foi reativado em São Luiz Gonzaga e começou a trilhar sua história. Nesse tempo o Rotaract conquistou e reformou uma sede própria, a qual, hoje, é também compartilhada com o Interact.

Atualmente, o Rotaract segue com projetos que marcaram essa história e ainda acontecem graças às parcerias com a comunidade. O Clube leva informação de qualidade e conta um pouco mais sobre Rotary a nível mundial para a população de São Luiz Gonzaga por intermédio de uma coluna semanal no jornal “A Notícia” e do programa “Rádio Rotaract”, na Rádio Cidade FM 98.7, o qual, inclusive, foi o primeiro programa de Rádio no Brasil voltado ao Rotary e seus programas.

Em 25 de outubro de 2019 a Prefeitura Municipal sancionou o Decreto Municipal nº 5.331, o qual reconheceu o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite” como uma data oficial do calendário municipal, o que ocorreu através do impulsionamento do Clube frente ao Legislativo em Sessão Ordinária, ainda se destaca o apoio da comunidade no Projeto Lacres e Tampas do Bem, que além de manter a cidade reciclando materiais plásticos e de metal, colabora com o Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary e com outras causas sociais. Entre esses projetos que marcaram a nossa história, também estão a entrega de uma biblioteca com mais de 180 livros ao Lar Escola e os diversos projetos de venda de alimentos (hamburgadas, feijoadas, galetaços, risotos, lasanhas e pizzas) que sempre apoiam diretamente alguma causa social de comoção municipal. As máscaras nas estátuas de Jayme Caetano Braun e Sepé Tiarajú também foram uma iniciativa do clube, juntamente com outras entidades, e estará sempre marcado como um dos primeiros projetos do clube durante a pandemia.

Desses projetos realizados na comunidade, vale destacar o projeto “Refaz” que apoiou a criação da sede dos moradores do Bairro Auxiliadora.

Pretendemos organizar, planejar e realizar diversos projetos ainda, para isso, seguimos em busca de jovens que queiram transforma a comunidade. Vem conhecer nosso clube. Manda uma mensagem para 055999620378, vem tirar suas dúvidas e conhecer nosso clube.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…