SALTAR ETAPAS

  • 7 de julho de 2023

Que recado fica para a nova geração?

Tudo que fizer, faça bem feito. Esta geração é privilegiada no sentido de estar se desapegando dos valores materiais, mas tem problemas. Um dos problemas é que quer cortar caminho, pular degraus, chegar direto ao topo” (Amyr Klink, navegador e construtor de barcos).

Nem sempre terá sucesso queimar caminhos importantes para o bom desenvolvimento integral. O físico precisa treinamento; o saber intelectual precisa de muita leitura, escrita, estudo de muitas horas diárias; o lazer não pode ser descuidado, pois afeta o exercício cerebral, ‘abatuma’ o físico, fica amorfo; viver e conviver com os demais quer seja da própria idade ou não. A espiritualidade não pode ficar fora. Ela faz contato com o Criador, faz pensar, meditar, volta à calmaria.

A vida se apresenta como uma escada. Se tentar pular degraus pode levar uma bela queda e machucar-se. Isto se vê no esquentado pensamento de alguns jovens.

Ouvir pessoas experientes para fazer escolhas seria uma página muito apreciada pelo jovem, quase sempre indeciso. Chega ao término do Médio e qual curso seria mais viável, qual profissão. Alguns pais tentam orientar, mas quase sempre no sentido de profissão mais rendosa. Muitos jovens espertos, inteligentes passam muito bem em vestibular e…Quando chegam lá desistem do Curso. ‘Não era isso que eu queria’!

Hoje existem muitos meios para orientar jovens perdidos nessa parafernália de cursos disponíveis. Muitos vão pela quantidade de vagas disponíveis, pois ser universitário dá status.

Muitos jovens seguem a carreira dos pais, pois desde pequenos estão no meio, comentando isto ou aquilo da profissão. Quando o convívio é eficaz e produtivo o jovem acaba por seguir a profissão paterna ou materna.

Um bom termômetro para a escolha é a afinidade do aluno com certas disciplinas; afinidade com esporte; instrumentos musicais; dom de falar em público; facilidade de trabalhar com números.

Por exemplo, gostar de cachorro, gato não quer dizer que irá fazer Veterinária. Toda criança gosta de algum animal de estimação. Vocação para este curso ou afim há muito mais que pensar. Tipo de alimentação, vacinação, hábitos, higiene, raças…

O principal cuidado com a juventude atual afeta seu corpo e sua mente. O mundo está infestado de maus voluntários afoitos em torcer a cabeça do jovem sonhador. Também nesta época a sexualidade genital está em alta. Uma boa orientação em casa desde criança fará esta etapa cruzar sem percalços. É preciso que pais voltem ao Planeta Terra e falem claramente com os filhos a respeito de anticoncepção, doenças sexualmente transmissíveis… Uma gravidez não programada faz alterar os projetos futuros.

Portanto, pais e educadores, caminhem ao lado dos jovens. Não se omitam. Jovem quieto demais ou verborreico, algo está acontecendo. Liguem as antenas!

Ajudem nossos jovens a não queimar etapas.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…