Santo-angelense Cristina Xavier lança álbum de pajadas que homenageiam as Missões

  • 15 de dezembro de 2023
Cristina_XAVIER

Ela é missioneira e apaixonada pela terra vermelha que brota deste chão. A santo-angelense Cristina Xavier transformou o amor pelas Missões em obras que eternizam momentos simples, como a cozinha, e o borralho, até os mais rebuscados, como a vida do Rei da Oito Baixo, Tio Bilia. O álbum Prosas e Flores, já disponível no Spotify e em todas as demais plataformas verseja sobre nossos costumes e tradições e, também, sobre pessoas que contribuíram para a história da música missioneira, e os sentimentos humanos.

O Álbum Prosas e Flores contém oito pajadas, e foi musicado pelo talentoso violonista Marcello Caminha. A primeira faixa é uma homenagem ao saudoso acordeonista Tio Bilia, inspirado no documentário Tio Bilia o Rei da Oito Baixos, produzido pela autora.

A terceira faixa – Pakuna Guarani, fala da amizade da autora com uma indígena e dos valiosos conhecimentos que essa amizade proporcionou, bem como as emocionantes vivências de ritos e confraternizações. Pakuna Guarani tem na essência a valorização ao povo que fundou as Missões, em tempos de Guerra e de Paz.

Cristina também traz um apelo ao fim da discriminação contra a mulher, e um pedido de atenção às mulheres vítimas de violência. Em “Almas Benditas”, ela faz um cronograma da abolição das leis discriminatórias que prejudicavam as mulheres, fala do sofrimento imposto pela legislação elaborada pelo sistema patriarcal para escravizar o gênero feminino. Também as lutas feministas que conseguiram muito lentamente abolir leis absurdas que tiravam a autonomia feminina. “As conquistas após grandes lutas de mulheres corajosas que enfrentaram o machismo para termos benefícios após a abolição de leis que tiravam a dignidade das mulheres”, avalia a autora.

Essa luta contra a discriminação da mulher também fica clara em “Alma Borralheira”, uma faixa que fala do amor pela culinária e vivências gastronômicas. E, de pano de fundo, um apelo pelo respeito que os profissionais da cozinha merecem.

A autora – Cristina Xavier é formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Pós-graduada em Educação. Escreve poesias, gosta do gênero (payadas), traz nesse estilo a influência de Jayme Caetano Braun. Os temas ecléticos são inspirados em suas vivências.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…