São Luiz Gonzaga estará presente na Oficina ImunizaSUS

  • 7 de julho de 2023
SUS SLG

A estratégia adotada por São Luiz Gonzaga para a imunização de crianças e adolescentes nas campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite, em 2022, foi um dos projetos selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde para participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. A oficina é uma atividade de conclusão do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal.

A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems), em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG). A proposta da oficina é dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, trazendo seus pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município. O trabalho da Rede Municipal de Saúde, intitulado “Vacinar é um ato de amor e proteção”, foi selecionado na etapa estadual da oficina para representar a 11ª região de saúde no congresso.

Ao todo, o Estado selecionou 30 trabalhos que serão apresentados na oficina de imunização, nos próximos dias 17 e 18 deste mês. Na ocasião, apresentarão o projeto a secretária de Saúde, Clari Ramborger, e a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé. Entre as ações realizadas no projeto são-luizense estão a mobilização das equipes que atuam no Centro de Saúde e ESFs; campanhas aos pais e responsáveis para que os pequenos fossem imunizados e a promoção da “Festa da Vacina”, no Centro de Saúde.

Congresso – Durante essa atividade, 507 crianças foram imunizadas com a gotinha contra a paralisia infantil (poliomielite). Também foram verificadas as cadernetas de vacinação e atualizada a situação vacinal de diversas crianças e adolescentes. No dia, foram disponibilizados, gratuitamente, brinquedos infláveis, camas elásticas e pintura facial para o entretenimento das crianças.

A oficina nacional será realizada durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorrerá em Goiânia (GO). Na ocasião, os coordenadores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais, indicados por meio da Plataforma ImunizaSUS, se reunirão para um diálogo sobre a trajetória de construção e os resultados alcançados por meio desse trabalho.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…