São Luiz Gonzaga, no passado, fez história no Carnaval

  • 9 de fevereiro de 2024

O carnaval realizado em São Luiz Gonzaga na década de 1930 foi marcado por grande rivalidade. Os blocos carnavalescos tinham carros alegóricos, grupos com fantasias exclusivas, sede própria e só se revelava quando desfilava nas ruas de nossa cidade. A disputa era intensa, dominando a cidade por um clima de festa e diversão.

Na década de 1940 o carnaval continuava animado, como revela a foto que ilustra esta “memória”: blocos enormes de casais, abriam espaço para a juventude fazer o mesmo.

Os desfiles carnavalescos repercutiram mais adiante, quando o Clube Harmonia, na época presidido pelo prof. Luiz Antônio (Lizoca) Sommer Prates e a Piscina Clube Pinguim tinha o comando de Arnaldo Vátimo Frota, na época o exator estadual aqui sediado.

Mas o grande momento da juventude foi o carnaval na Rua 13 de Maio, quadra situada entre a Rua Venâncio Aires e a Avenida Senador Pinheiro Machado. A gurizada se instalava ali, onde se preparavam com comida e bebidas para os bailes no Clube Harmonia e União Operária. O Aero Clube, que tinha seu salão de festas no andar superior da sede da Associação Rural (atual Câmara de Vereadores), também marcou época, com bailes incríveis e uma enorme sacada (que não existe mais), onde o namoro ali iniciado teve sequência com vários casamentos.

A Prefeitura promoveu o carnaval popular, com bailes públicos na Praça da Matriz, que teve sequência com desfiles cuja continuidade se limitou apenas a alguns anos.

A Rádio São Luiz tinha um bloco, tendo à frente o diretor Elias Possapp, que percorria a cidade animando a população a divertir-se no carnaval.

Enfim, existia muita participação. Exatamente o que não ocorre agora. Ninguém se propôs a motivar a população para a festa carnavalesca. Sem festa aqui, quem pode vai se divertir na praia e em outras cidades. De qualquer forma tem a televisão, para ver os desfile no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e outras cidades do nordeste. Por aqui teremos, em vez do carnaval, um silêncio que só terminará depois dos festejos de Momo. É o preço que pagamos por falta de iniciativas.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…