Em parceria com o curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – São Luiz Gonzaga (URI), a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promove nas próximas terça e quarta-feira, dias 9 e 10, a segunda edição da Semana do Ministério Público de São Luiz Gonzaga.
A programação ocorre na sede da URI e terá a participação dos promotores de Justiça Paulo da Silva Cirne e Fernando Andrade Alves, que irão palestrar sobre o Ministério Público e a defesa do meio ambiente no mundo contemporâneo e o papel do MP no acolhimento das vítimas no Tribunal do Júri. Organizadora local do evento promovido pela AMP/RS, a promotora de Justiça Claudia Lucia Bonetti afirma que a atividade permitirá uma aproximação da Instituição com os acadêmicos de Direito. “A interação que a Semana do Ministério Público possibilita com o meio acadêmico é de suma importância, especialmente para que os estudantes conheçam um pouco mais de perto o trabalho realizado pelo MP e uma parcela de suas atribuições”, destaca ela.
O promotor de Justiça e vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, celebra a retomada do evento no Município, que teve sua primeira edição em 2019. “Retornar a São Luiz Gonzaga é muito importante para consolidar a parceria com a Universidade, de modo que a se consiga retomar a profícua relação que começamos anos atrás. Tivemos uma pausa em razão da pandemia e agora estamos retomando essa importante parceria”, disse o dirigente.
Palestras
Na abertura da programação, o promotor de Justiça Paulo da Silva Cirne irá ministrar a palestra “O Ministério Público e a defesa do meio ambiente no mundo contemporâneo”. Na apresentação, será feita uma reflexão sobre os principais planos enfrentados na área de meio ambiente no Estado, no Brasil e no mundo. “Vamos ver especialmente como o MP tem atuado para enfrentar essas questões, tanto sob o ponto de vista de formulação de políticas públicas, buscando a preservação e a educação ambiental, assim como na punição dos infratores”, explica o promotor.
Na segunda noite do evento, na quarta-feira, Fernando Andrade Alves encerra com a palestra O Ministério Público e o acolhimento das vítimas no Tribunal do Júri. “A palestra irá falar do acolhimento da vítima, que é uma matéria sensível ao Ministério Público e que precisa de muita atenção. É importante que a comunidade universitária saiba e que a AMP/RS possa transmitir o que o MP tem feito na proteção das vítimas da criminalidade”, destaca Alves.
Sobre a Semana do Ministério Público
A Semana do Ministério Público é um tradicional evento promovido pela AMP/RS desde 1985, que tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público, o corpo acadêmico e a sociedade. Realizado anualmente, o evento teve a primeira edição realizada em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, e desde então tem sido replicado nas principais universidades do Estado.
Serviço
II Semana do Ministério Público de São Luiz Gonzaga Data: 9 e 10 de maio de 2023 Local: Auditório da URI – São Luiz Gonzaga Rua José Bonifácio, n. 3149 | bairro Raimundo Gomes Neto | São Luiz Gonzaga.
Programação
09/05 (19:00) O Ministério Público e a defesa do meio ambiente no mundo contemporâneo Paulo da Silva Cirne, promotor de Justiça do MPRS
10/05 (19:00) O Ministério Público e o acolhimento das vítimas no Tribunal do Júri Fernando Andrade Alves, promotor de Justiça e vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030