São-luizense Luiz Marques destaca a necessidade de São Luiz investir em infraestrutura para indústrias e geração de emprego e renda

  • 2 de fevereiro de 2024
Luiz Marques da Silva em frente ao terreno que herdou da família, junto ao Distrito Industrial

O são-luizense Luiz Marques da Silva, hoje radicado em Maceió, Alagoas, onde é empreendedor, recentemente visitou sua terra natal. Conforme destacou ao Jornal A Notícia, Luiz sempre que pode retorna a São Luiz Gonzaga, onde mantém laços de amizade. No entanto, o são-luizense manifesta preocupação com o desenvolvimento de sua cidade, e destaca a necessidade de fomentar a indústria e comércio em São Luiz Gonzaga para, definitivamente, elevar a cidade como um polo regional.

Luiz Marques da Silva em frente ao terreno que herdou da família, junto ao Distrito Industrial

Proprietário de um lote no Distrito Industrial I, Luiz informou que o referido terreno foi objeto de partilha no inventário da família, onde foi questionado pelos familiares sobre quem gostaria de ficar com o terreno: “Eu fiquei com a área por acreditar que São Luiz teria a capacidade de providenciar um local para as empresas se instalarem, uma vez que o Decreto de criação do Distrito foi concebido no ano de 1984. Porém, de lá para cá, poucas empresas se instalaram no Distrito, como a Coopatrigo, e, durante os anos, vi que a área começou a ser totalmente descaracterizada de seu objetivo”, ressaltou.

Em janeiro deste ano, Luiz visitou São Luiz Gonzaga mais uma vez, buscando levantar a necessidade do Poder Público investir em infraestrutura para as empresas e indústrias já instaladas no município e proporcionar atratividade para novos empreendimentos, citando, para isso, na efetivação de um projeto para desenvolver o Distrito Industrial I: “A sua Lei de criação até hoje não foi revogada, ou seja, mantém a sua finalidade. Porém, o que vi na prática é de que não há a devida importância para o nosso Distrito, que possui características propícias para um polo industrial, como uma ótima localização, possuindo ligação direta com a cidade e com as duas rodovias, a RS-165 e a BR-285. Da mesma forma, conta com a ligação com o ramal ferroviário, hoje desativado, mas que poderia vir a ser retomado com um projeto regional de industrialização se assim as forças vivas políticas e das entidades representativas desejassem”, salienta.

Para reforçar o seu pedido, Luiz encaminhou uma carta ao Poder Público Municipal, às entidades representativas do setor e às empresas ligadas ao agronegócio e indústrias. Para ele, São Luiz está deixando passar a oportunidade de investir em um projeto que possa beneficiar a população com o aumento de retorno de impostos consideráveis com novos empreendimentos e na criação de vagas de trabalho. “Sempre que retorno a São Luiz vejo o Distrito Industrial cada vez mais descaracterizado, com loteamentos sendo feitos com outras finalidades, como sítios e residências. As poucas empresas que ali permanecem dependem de infraestrutura, e se não houver uma visão voltada para o desenvolvimento, São Luiz permanecerá exportando profissionais são-luizenses para buscar oportunidades em outras cidades”, lamentou.

Retornando para Alagoas, Luiz Marques afirma que sonha com o dia em que sua cidade natal abrace as oportunidades que possui. “Não vou deixar de questionar, de conversar, de sugerir, enfim, de contribuir com o debate sobre desenvolvimento. Após mais de 30 anos fora, vi de perto o crescimento de regiões do Nordeste que não possuíam as potencialidades que São Luiz têm, e, enquanto eu viver e tiver saúde para trabalhar, vou seguir investindo no sonho de ver a minha cidade natal desenvolvida social e economicamente”, finalizou.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…