Segue a busca pela cedência do prédio do INSS para possível instalação de campus do IFFar

  • 19 de outubro de 2023
Projeto_desenvolvido_pelo_Setor_de_Engenharia_da_Prefeitura_Municipal

As tratativas para a possível implantação de campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em São Luiz Gonzaga, continuam. Para viabilizar o processo, a equipe de engenharia da Prefeitura de São Luiz Gonzaga desenvolveu um projeto técnico de adequação do prédio do INSS para implantação temporária do campus. O projeto de adequação, custeado pela prefeitura, foi encaminhado para a análise do Ministério da Previdência Social. Na semana passada, mais informações foram enviadas ao ministério para elucidar questões referentes a cedência do imóvel. Conforme a pasta, a cedência do prédio do INSS só pode ser realizada para outro órgão/instituição federal, e não para o município, sendo necessária a manifestação de interesse do IFFar para o andamento da solicitação.

A Prefeitura Municipal contatou a instituição de ensino para obter um documento que expressasse esse interesse. Conforme a declaração encaminhada ao município, a reitora do IFFar, Nidia Heringer, informou que “o IFFar conhece as instalações, o projeto de modelação do prédio e que, em sendo o município de São Luiz Gonzaga contemplado no planejamento do MEC/SETEC para instalação de campus do IFFar, o local atende as necessidades para instalação de sede, com compartilhamento de espaços”.

O documento com a declaração do IFFar foi encaminhado ao Setor de Cadastro, Incorporação, Designação e Regularização Imobiliária, do Ministério da Previdência Social. Caso o município seja contemplado com a implantação de campus do IFFar, as obras de adequação do prédio do INSS para comportar o instituto e a instituição de ensino serão custeadas pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

O prédio do INSS possui área de aproximadamente 2.000 m². Conforme o projeto de adequação, 500 m² seriam utilizados pela agência do INSS e 1.500 m² pelo campus do IFFar. Parte do andar térreo seria utilizado pelo INSS para os atendimentos e a outra parte para uma área social do IFFar (sala de reunião, secretaria, cantina). Já o pavimento superior, seria totalmente utilizado pelo instituto, com a instalação das salas de aulas e acessibilidade. (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga )

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…