Sirvam nossa façanhas…

  • 26 de janeiro de 2024

Permanecer de braços cruzados, olhando o vazio, o nada, demonstra, talvez, egocentrismo ou deficiência de valores bons, não absorvidos.

A semana preencheu manchetes em diferentes mídias, comentando a inauguração de uma ponte sobre o rio das Antas, que havia caído em uma enchente há poucos meses. A comunidade local se organizou,  juntou valores monetários para construir uma nova ponte de forma mais rápida que a prometida pelo estado. Tudo foi planejado pelos munícipes. Havia, previamente, um orçamento formulado pelo estado com um determinado valor bem acima do que foi feito para construir a ponte já refeita, com novas dimensões.

A força da união cidadã se reuniu em uma Associação. Lutou,  conseguindo realizar a façanha de reerguer a comunicação com outra cidade importante para transporte de pessoas para hospital de referência e outros fins comerciais.

Nova Roma do Sul merece todo nosso orgulho gaúcho de trabalho comunitário. De moedas pequenas, médias e grandes, o povo conseguiu o objetivo esperado, sem auxílio estatal.

Imaginem se todos os municípios falassem a mesma língua, objetivos claros, focos, sem discórdia, aproveitando ideias que enaltecem o local, desencadeando modelos a outras cidades. Seria um sonho? Não. Nova Roma do Sul mostrou que, com força popular, trabalho, união, as façanhas, o sucesso, pode ser ‘copiado e colado’ para o desenvolvimento das pessoas e região ondem residem. São, realmente, cidadãos e cidadãs.

Nomear benfeitorias que uma cidade teve e continuar sem fazer nada para engrandecimento de qualquer cidade constitui falácia e de nada ajuda. Falar pode ser fácil, mas se cada cidadão contribuir com uma ajuda, o progresso logo vem.

Pode ser que os habitantes da pequena cidade sirvam de sirene para todos os outros municípios como um jogo de dominó.

Sirvam as façanhas de modelo a toda terra!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…