Três são presos com 441 quilos de cocaína em São Nicolau

  • 30 de junho de 2023
Droga São Nicolau 4

Agentes da Draco da Polícia Civil e do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Luiz Gonzaga apreenderam, no fim da manhã desta sexta-feira, uma carga de 441 quilos de cocaína, avaliada em mais de 18 milhões de reais, no Município de São Nicolau. A droga foi encontrada sendo transportada em duas caminhonetes vindas da região metropolitana.

 

Segundo a polícia, as investigações vinham sendo realizadas há pelo menos dois anos pela Draco, com a participação da Brigada Militar, e mostram que facções da região metropolitana utilizam-se de aviões para trazer drogas para a região de São Luiz Gonzaga, de onde o produto é então distribuído para outras partes do Estado. E foi monitorando um avião suspeito que os agentes da Operação Hórus chegaram até os dois veículos carregados de cocaína. Recentemente, também em trabalho conjunto, Draco e BM já tinham apreendido um avião suspeito de fazer a rota do tráfico.

 

Há suspeitas de que o grupo criminoso traga a droga diretamente da Bolívia. O avião apreendido recentemente utilizava-se de sistema clandestino de reabastecimento em pleno voo, permitindo percorrer longas distâncias sem necessidade de pousar para abastecer. Na ocorrência de hoje, as informações iniciais indicam que um avião branco, vindo do Paraguai, tenha trazido a droga. Na ação três homens que estavam nos dois veículos foram presos ainda no interior de São Nicolau e conduzidos para serem interrogados na Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga. A quase meia tonelada da droga e as duas caminhonetes foram apreendidas.

 

Em 2021, as forças de segurança já tinham aprendido 30 quilos de cocaína, decorrentes de outro arremesso de avião, feito na região de Roque Gonzales. Os indícios coletados até o momento indicam que São Luiz Gonzaga esteja servindo de pista de pouso para facções trazerem a droga direto de países como Bolívia e Paraguai.

 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…