Uergs segue com aulas suspensas e desenvolvendo ações solidárias

  • 16 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, visando à solidariedade à população de nosso estado, que se encontra fragilizada tendo em vista a situação atual do RS em decorrência da calamidade causada pelas chuvas, em especial com estudantes, funcionários do quadro docentes e técnico administrativo, além de colaboradores(as) terceirizados(as), entre os quais muitos se encontram com suas famílias em estado de emergência, emitiu a Portaria Interna 021/2024, a qual suspendeu a atividade acadêmicas inicialmente no período de 04 a 11 de maio, sendo a mesma prorrogada até dia 18 de maio pela portaria 022/2024.

A suspensão das aulas de graduação e pós-graduação, tanto presenciais quanto a distância (EaD), foi tomada considerando os danos causados nas estradas que envolvem as Unidades de Ensino da Uergs; os riscos de dano à vida e ao patrimônio da comunidade universitária e seus familiares; assim como as informações e ponderações compartilhadas em reunião realizada entre a equipe de Gestão da Universidade, Chefes de Unidade, Diretores Regionais e outros servidores do quadro permanente da Uergs.

Também a portaria da Uergs suspendeu o atendimento administrativo presencial passando para o remoto a realização das atividades administrativas, conforme a possibilidade, considerando que em virtude do alagamento do prédio da Procergs, todos os sistemas do estado foram desligados, e com isso muitos sistemas da Universidade ainda estão indisponíveis entre eles, o dos processos (Proa), de lançamentos contábeis e pagamentos (FPE), de compras (GCE) e acadêmicos (SOLIS).

Com a intenção de manifestar sua solidariedade às vítimas das fortes e ininterruptas chuvas que têm atingido os municípios do Rio Grande do Sul, considerando que toda ajuda é importante, o apoio administrativo da Unidade Universitária da Uergs em São Luiz Gonzaga organizou um rodizio para que a Unidade estivesse aberta todas as tardes para realização da Campanha “Toda Doação Importa: Uergs de Portas Abertas” acreditando que ao direcionar os esforços nessa ação para ajudar os desabrigados pela enchente, podemos fazer uma diferença significativa na vida das pessoas afetadas, demonstrando solidariedade e apoio em momentos de dificuldade.

O objetivo principal da campanha é abrir as portas da Unidade Universitária da Uergs em São Luiz Gonzaga para arrecadar doações de roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, água, cobertores, produtos de limpeza e outros itens essenciais; para ajudar os desabrigados pela enchente e as pessoas afetadas pelas graves condições climáticas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em diversas regiões. Também ocorre na Unidade a triagem e organização das roupas recebidas para serem enviadas para aqueles que mais precisam, com o auxílio das estagiárias e terceirizadas da Uergs.

De acordo com a Chefe de Unidade Flávia Dornelles Gomes “através de nossa campanha estamos buscando mobilizar nossos acadêmicos (as) e professores para contribuírem com doações unindo esforços em prol do RS, assim somos um ponto de coleta, junto a outras empresas e instituições locais, ampliando o alcance de todas as campanhas que visam o mesmo objetivo de auxiliar nesse momento que vivenciamos tanta tristeza”.

Além da coleta fixa na unidade, nesta quarta-feira, 14 de maio, haverá um ponto de coleta na praça da matriz de São Luiz Gonzaga, onde acadêmicos e docentes estarão recebendo doações.Cabe ressaltar que além da Unidade local, outras Unidades da Uergs vem desenvolvendo ações solidarias como exemplo a produção de sabão ecológico para a limpeza das residências da região, fortemente atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que vem sendo realizada nas Unidade de Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul e Três Passos; e o voluntariado de docentes e administrativos em regiões afetados como voluntários na produção e distribuição de marmitas e lanches.

A Uergs, localizada na Avenida Senador Pinheiro Machado, 4685, está recebendo doações, no período da tarde das 13h30min às 16h00min. Mais informações pelos nossos contato e-mail unidade-slgonzaga@uergs.edu.br e pelo whatsApp 553324370.

 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…