Um passo atrás

  • 9 de fevereiro de 2024

Muitas vezes dar uma ré no caminhar da vida, salvaria muitas pessoas, de quaisquer idades, a cair num trânsito movimentado, sem retorno de atividades essenciais.

Ao dirigir o carro, pisar no freio, embora a sinaleira mande passar, evita uma catástrofe com danos materiais, físicos e perdas de vida. Parar corrigir esta distorção  basta aplicar pesadas multas nos motoristas, sem apelação. Pagar. Mexer no bolso, por incrível que pareça, raciocínio retorna. Educação no trânsito poderia estar nos currículos escolares.

Ao atravessar ruas, pedestres devem olhar e obedecer a sinais de trânsito. Nada de dizer ‘eles que parem’.

Aos responsáveis legais pelo trânsito marquem presença em locais onde, estrategicamente, há frequentes acidentes; também verificar documentação.

Em épocas de folia, férias, praia, cuidar, rigorosamente,  uso de bebidas alcoólicas ou medicamentos que afetem a consciência.

Aos pais não entregar seus carros a menores ou com pouca experiência. Ao pensar e, dando passos atrás, consequências nefastas podem ser evitadas.

Outro problema se tornando epidêmico é o uso excessivo de celulares, principalmente, crianças e adolescentes. Muitas cidades já estão com legislação própria, proibindo uso deles em escolas, palestras, cursinhos. Além de falta de educação, indelicadeza com colegas, palestrante, atrapalhando quem está a fim de acompanhar o tema que está sendo focado. O celular ou equivalente se torna importante nas aulas ‘on line’, algumas pesquisas. Em sala de aula o professor tem direito de exigir o não uso dessa maquininha venenosa. Ainda, os pais nem sabem o assunto que os filhos estão no celular, contribuindo para uma educação distorcida. Depois não se queixem no muro de lamentações. Não tenha medo de educar. Dê muitos passos atrás…

Dar um passo atrás em muitas decisões contribui para um futuro mais seguro, saudável para familiares.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…