Unir o útil ao agradável

  • 13 de outubro de 2023

Sempre se diz que se você precisar solicitar algo a uma pessoa procure aquela que possui muitos afazeres. Ela sempre achará uma brecha para atender à sua demanda.

As mais descansadas sempre se ocupam demais com pormenores fúteis não necessários ao bom atendimento de uma solicitação. Na maioria das vezes enrolam, enrolam até negativar seu pedido. Atrapalham em vez de ajudar. São pessoas até de um bom conhecimento, diplomas mil. Contudo são pequeninas quando seus interesses não estão em voga.

Porém, com o passar do tempo o acúmulo de atividades pode nos deixar condicionados à pressa dos afazeres. Daí provém algumas consequências: dispersão, esquecimento, cansaço, tensão, estresse… Até chegamos a esquecer de que o importante não é o número de trabalhos que fazemos, mas o amor que colocamos na ação. Certa dose de calma sempre ajuda no sucesso da vida pessoal e profissional. Do pequeno livro de Mensagens de Sabedoria de Tarcila Tommasi.

Na atmosfera fervente que vivemos, o estresse físico e psíquico constitui a principal causa de consulta na área de Psicologia e Psiquiatria. Isto reflete na área biológica com dores musculares, articulares sem precisar aonde, fugindo das regras de localização definida. Hoje dói aqui, amanhã pula para lá, sem horário definido, sem haver um traumatismo justificável. Insônia quase sempre acompanha estafa física e mental.

Vale lembrar os vestibulandos. Alguns jovens nunca pegaram firme nos estudos no Médio. De repente uma Babilônia de conhecimentos nunca vistos durante o Curso e agora… Deus meu! Tudo isto! Alguns piram. Unir o útil devagarinho a cada bimestre vai jogando aos neurônios um aprendizado mais duradouro.

Tornar atividades estudantis num clima agradável fica mais fácil enfrentar dificuldades futuras. Isto vale para estudantes e também para a vida familiar e profissional.

O uso indiscriminado de medicamentos para qualquer sintoma de cansaço não cura nada. Uma boa noite de sono associada a uma alimentação balanceada torna o indivíduo um  ‘aço’ para enfrentar o dia do amanhã. Além disso, o medicamento gera mais um viciado.

Uma boa caminhada, um esporte onde se corre, grita, dá boas gargalhadas são meios de desestressar neste mundo de tudo vapt vupt. Uma terapia musical também contribui para acalmar ânimos e prepará-los para futuros enfrentamentos. Os bons professores são aqueles que fazem magias unindo o útil ao agradável. Felicidades a estes profissionais abnegados que ainda enobrecem a profissão. Neste outubro ainda cumprimentos aos profissionais anestesistas, médicos, odontólogos, fisioterapeutas, Servidores Públicos. Não esquecer o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Ao unir o útil ao agradável você está dando mais um passo para seu progresso interior.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…