Vacinação com novo imunizante contra covid-19 começa segunda-feira

  • 23 de maio de 2024
Vacina Covid 19 1

As unidades de saúde de São Luiz Gonzaga (ESFs e o Centro de Saúde Lourivaldino Furtado) terão a nova vacina covid-19 monovalente XBB 1.5 disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 27. A nova versão do imunizante foi aprovada em março deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está indicada para crianças a partir de 6 meses de idade até 5 anos incompletos e adultos que se enquadrem nos grupos prioritários.

Para fazer a vacina é necessário apresentar o cartão SUS e carteira de vacinação. Confira abaixo quem deve se vacinar:

Crianças
As vacinas COVID-19 estão recomendadas para crianças e fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 1° de janeiro de 2024, portanto passou a ser vacina de rotina. Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal é de duas doses. A primeira dose da Monovalente XBB, moderna, e a segunda dose após quatro semanas da primeira dose, com a vacina Monovalente XBB.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários são pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença. Por isso, essas populações têm indicação de dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo, independentemente do número de doses prévias de vacinas Covid-19.
As diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) passaram a recomendar a imunização de 14 grupos prioritários com a Monovalente XBB, moderna. O esquema vacinal será de duas doses anuais e intervalo mínimo de seis meses entre cada dose para pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas.

Para os outros  grupos prioritários, a recomendação do esquema vacinal com Monovalente XBB é de uma dose anual, que inclui o público de pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas vivendo em terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua.
Portanto, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas que se enquadram nos grupos prioritários e pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinados (nenhuma dose), terão a oportunidade de se vacinar com a vacina covid-19 monovalente (XBB).

 É importante ressaltar que o intervalo mínimo recomendado entre a última dose de qualquer vacina covid-19 e a vacina covid-19 monovalente (XBB), da fabricante Moderna, é de três meses.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Escola Mamede retoma aulas nesta quinta. Outras três seguem paralisadas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) informou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de…

Café de Cambona irá reunir doações para atingidos pelo temporal em São Luiz Gonzaga

Os eventos V Expo São Nicolau e XIV Café de Cambona, que ocorrerão entre 28 e 30 de junho em…

Sala do Empreendedor recebe informações de micro e pequenas empresas atingidas

Inserida no trabalho de apoio à recuperação do município após a tempestade ocorrida no final de semana, a Sala do…