Vereadores ouvem secretária de Saúde sobre o hospital

  • 12 de maio de 2023
Comissão HSLG 08-05-23

Na última segunda-feira, 8 de maio, a Comissão Temporária Especial Hospital São Luiz Gonzaga realizou a reunião entre seus membros e a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Clari Ramborger. Na ocasião, onde estiveram presentes na reunião os vereadores João Iuri, Paulo Fraga, Valmir Silveira, Nara Mendes, José Luis e Rose Grings, foram discutidas questões envolvendo o atendimento à população realizado na Saúde Básica do município através das unidades ESFs, a contratação de médicos pelo município e possibilidades de melhorias no serviço prestado à população nos postos de saúde.

A questão da Saúde Básica foi um dos temas da reunião justamente pelo fato de ser o primeiro serviço de atendimento à população antes do encaminhamento ao hospital, tendo em vista as unidades ESFs contarem com atendimento médico e de enfermeiros e agentes comunitários de Saúde. Nesse sentido, foi questionado sobre o sistema de entrega de fichas e atendimento médico nas unidades, bem como sobre sugestões de melhorias no serviço ofertado à comunidade.

A questão do plantão no hospital, sobre reclamações do atendimento relatadas por pacientes na Ouvidoria do Legislativo e nas redes sociais também foi apresentada pelos vereadores à secretária de Saúde, onde foi destacada a necessidade de humanizar a recepção e o atendimento aos pacientes, sendo esse ponto um dos mais frequentes relatados nas reclamações. Assim, os edis salientaram a importância da Secretaria Municipal de Saúde participar efetivamente desta discussão.

Nesta sexta-feira, 12 de maio, será a vez da Comissão ouvir a direção e equipe do Hospital São Luiz Gonzaga, no horário das 10h30min, também na Sala de Reuniões. Como pautas, a reunião abordará os relatos de mau atendimento por parte de pacientes e a elucidação de dúvidas referente a documentações solicitadas e entregues à Câmara pelo hospital, como documentos referentes a convênios e contratações efetuadas pelo hospital para as obras da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, sobre a folha de pagamento dos últimos exercícios e critérios de seleção de pessoal para a contratação de profissionais para atuarem na casa de saúde.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…