Vereadores ouvem secretária de Saúde sobre o hospital

  • 8 de maio de 2023
Comissão HSLG 08-05-23

Na manhã desta segunda-feira, 8 de maio, a Comissão Temporária Especial formada pela Câmara de Vereadores para tratar do Hospital São Luiz Gonzaga esteve reunida com a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Clari Ramborger.
Participaram do encontro os vereadores João Iuri, Paulo Fraga, Valmir Silveira, Nara Mendes, José Luis e Rose Grings.

A secretária esclareceu questões envolvendo o atendimento à população realizado na Saúde Básica do município através das unidades ESFs, a contratação de médicos pelo município e possibilidades de melhorias no serviço prestado à população nos postos de saúde. A questão da Saúde Básica foi um dos temas da reunião justamente pelo fato de ser o primeiro serviço de atendimento à população antes do encaminhamento ao hospital, tendo em vista as unidades ESFs contarem com atendimento médico e de enfermeiros e agentes comunitários de Saúde. Nesse sentido, foi questionado sobre o sistema de entrega de fichas e atendimento médico nas unidades, bem como sobre sugestões de melhorias no serviço ofertado à comunidade.

A questão do plantão no hospital, sobre reclamações do atendimento relatadas por pacientes na Ouvidoria do Legislativo e nas redes sociais também foi apresentada pelos vereadores à secretária de Saúde, onde foi destacada a necessidade de humanizar a recepção e o atendimento aos pacientes, sendo esse ponto um dos mais frequentes relatados nas reclamações. Assim, os edis salientaram a importância da Secretaria Municipal de Saúde participar efetivamente desta discussão.

Na próxima sexta-feira, dia 12, será a vez da Comissão ouvir a direção e equipe do Hospital São Luiz Gonzaga, às 10h30min, também na sala de reuniões do Legislativo Municipal. Como pautas, a reunião abordará os relatos de mau atendimento por parte de pacientes e a elucidação de dúvidas referente a documentações solicitadas e entregues à Câmara pelo hospital, como documentos referentes a convênios e contratações efetuadas pelo hospital para as obras da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, sobre a folha de pagamento dos últimos exercícios e critérios de seleção de pessoal para a contratação de profissionais para atuarem na casa de saúde.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…