Vereadores ouviram direção do Hospital São Luiz Gonzaga

  • 12 de maio de 2023
Comissão e Direção HSLG

Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, em conformidade com o cronograma de reuniões da Comissão Temporária Especial Hospital São Luiz Gonzaga, formada pelos vereadores de todas as Bancadas da Câmara Municipal, foi realizado encontro com a direção e equipe do hospital.

A Comissão, que foi formada para averiguar denúncias e reclamações da comunidade quanto ao atendimento prestado na casa de Saúde e para obter informações quanto aos contratos e convênios firmados na instituição, apresentou questionamentos para dirimir dúvidas sobre o serviço prestado, o atendimento à população no pronto-socorro, bem como sobre requisitos exigidos na contratação de funcionários.

Dentre os pontos elencados, o fortalecimento da saúde básica do município, através das Unidades ESFs para o atendimento não emergencial e de urgência, foi uma das questões debatidas, sendo destacada a necessidade da Administração Municipal prover soluções para evitar o esgotamento do atendimento do hospital, que praticamente recebe a maioria das demandas por atendimento clínico, principalmente após o término do horário de funcionamento dos postos de saúde.

Outra questão levantada com ênfase pelos vereadores foi quanto à humanização do atendimento aos pacientes que chegam ao plantão, apresentando sugestões à direção do HSLG para orientar seus funcionários e colaboradores a prestarem informações sobre tempo de atendimento, dos casos que necessitam ser atendidos com urgência, para evitar o sentimento de descaso que muitos pacientes relatam ao ingressar no plantão, o que, muitas vezes, poderia ser evitado por um simples gesto de cordialidade ao apresentar informações sobre a situação do pronto-socorro naquele momento.

A Direção do Hospital informou que, quando concluídas as obras de ampliação da estrutura do pronto-atendimento, a instituição terá o espaço adequado para o acolhimento otimizado, e que os profissionais podem transmitir informações aos pacientes que estão aguardando atendimento sobre a situação.

Outro ponto abordado foi sobre a necessidade de conscientizar a população sobre os serviços prestados pelo hospital, que atende casos de urgência e emergência, sendo que pacientes em busca por consultas ou casos eletivos são de prioridade das unidades ESFs mantidas pelo Município.

Questionados pelos edis acerca dos critérios de seleção de funcionários, a Direção explicou que todas as contratações são precedidas de seleção mediante análise curricular e provas teóricas e testes psicológicos para funções especificas, e que as demais contratações de colaboradores são realizadas por comissão constituída especialmente para a análise de documentos, para então somente ser feita a contratação.

No decorrer da reunião, foram tratados assuntos referentes a recursos recebidos e sua aplicação, capacidade de contratação de novos profissionais de Saúde e melhorias na divulgação de informações prestadas à população.

Os trabalhos da Comissão seguem nos próximos dias. Os membros integrantes da comissão do Legislativo irão se reunir para analisar as diretrizes de trabalho para, logo após, se reunir com o diretor do corpo clínico do Hospital São Luiz Gonzaga, o médico Luis Grings, em reunião a ser realizada na sexta-feira, 19 de maio.

 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…