Vicente Miguel Soares iniciou sua vida na comunidade de São Luiz Gonzaga como professor rural, antiga qualificação que o Estado dava aos mestres que atuavam em escolas instaladas no interior dos municípios, cujas características foram embriões das escolas agrícolas que surgiram décadas depois. Fruto de seu espírito público, o prof. Vicente foi Diretor do Ensino Municipal no primeiro mandato do prefeito João B.Loureiro, de 1959 a 1963. Foi muito dedicado ao seu trabalho. Superava as limitações de recursos com sua dedicação. As visitas às unidades escolares no interior do município obedeciam um calendário da Secretaria de Obras, já que aproveitava o traslado de operários destinados à realização de obras no interior do município para visitar escolas municipais instaladas nos distritos. O quadro de professores municipais era formado por dedicadas senhoras sem formação para o magistério, mas que se superavam, através da dedicação, na alfabetização e no ensino. O quadro era complementado por professores, também sem formação para essa atividade, pagos pelo Estado, através do chamado DIMEP.
Apaixonado pelo tradicionalismo, militou no Centro de Tradições Gaúchas Galpão de Estância, desta cidade e no CTG de São Lourenço das Missões. Dirigiu entidade regional que representava os professores rurais desta região. Elegeu-se vereador pelo PDC – Partido Democrático Cristão, na época integrante da Frente Democrática, que tinha como lideres o PSD, PL e UDN, o que lhe deu acesso para assumir serviços do Estado instalados em São Luiz Gonzaga. Cresceu politicamente e se tornou figura pública da cidade.
Procurou formação superior, para qualificar seu trabalho e na política e assegurou um lugar como referência de homem público.
Quando faleceu, teve o seu velório realizado no CTG Galpão de Estância, onde recebeu muitas homenagens da comunidade.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030